1. Iníco
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. STJ: valores arrecadados com...
30 de outubro de 2024

STJ: valores arrecadados com interconexão e roaming não compõem base de cálculo de PIS/Cofins

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que os valores que as companhias telefônicas recebem a título de interconexão e roaming não integram a base de cálculo do PIS e da Cofins.

De acordo com o entendimento do colegiado, apesar de contabilizados como faturamento, esses valores não compõem o patrimônio das operadoras de telefonia, uma vez que são redirecionados para outras empresas do setor que, por força legal, compartilham suas redes.

STJ: valores arrecadados com interconexão e roaming não compõem base de cálculo de PIS/Cofins

Dessa forma, o Tribunal rejeitou o recurso movido pela Fazenda Nacional, que pedia a inclusão desses valores no cálculo das contribuições. Os magistrados acompanharam o voto do relator do caso, ministro Teodoro Silva Santos, que uniformizou o entendimento da corte sobre o tema.

Na ocasião, a Fazenda Nacional citou como defesa no recurso a posição adotada pela Segunda Turma, que admitiu a inclusão dos valores na base de cálculo do PIS e da Cofins da operadora, mesmo havendo repasse para terceiros.

Por outro lado, a companhia argumentou que é obrigada por lei e por contrato a repassar a outras empresas de telefonia a quantia referente ao uso das redes de telecomunicação. Dessa forma, pediu a manutenção do posicionamento do acórdão embargado da Primeira Turma.

A empresa de telefonia, ao cobrar, em fatura única, todos os serviços prestados ao consumidor, deve incluir o valor correspondente à utilização da interconexão e do roaming, valores esses que não lhe pertencem, mas, sim, a quem efetivamente prestou o serviço, ou seja, àquelas outras operadoras do sistema que disponibilizaram suas redes, por força de imposição legal, para a operacionalização das telecomunicações“, afirmou o ministro relator, Teodoro Silva Santos.

O magistrado entende ser inadequado o argumento defendido pela União de que seria necessária expressa previsão legal para “excluir” os valores em discussão da base de cálculo das contribuições.

Confira outras novidades no nosso site

Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.

Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.

Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.

marketing

Outras Notícias

×