1. Iníco
  2. /
  3. Uncategorized
  4. /
  5. REFORMA ALTERA CSLL E...
21 de julho de 2021

REFORMA ALTERA CSLL E PODE GERAR AUMENTO DE CARGA

As empresas precisarão ficar atentas a uma série de mudanças nas regras da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), caso a segunda etapa da reforma tributária seja aprovada. O texto enviado no fim do mês passado busca equiparar as regras para cálculo da CSLL com as do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), o que pode gerar aumento de tributação.

A proposta impede ou limita algumas deduções atualmente previstas, como royalties, mas inclui outras, como participação nos lucros e resultados paga a empregados. Dessa forma, segundo especialistas, cada empresa terá que fazer suas contas para saber se sua base de cálculo será, na prática, ampliada ou reduzida.

Para Luciano Ogawa, sócio do Ogawa, Lazzeroti e Baraldi Advogados, há risco claro de aumento no recolhimento da CSLL. “Quando o projeto de lei fala em equiparar está promovendo um aumento de carga tributária disfarçadamente”, diz ele, destacando a limitação prevista do texto para royalties, com base no IRPJ.


Saiba mais: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/07/04/reforma-altera-csll-e-pode-gerar-aumento-de-carga.ghtml

marketing

Outras Notícias