Na última segunda-feira (13), o Senado concluiu a aprovação do Projeto de Lei Complementar 18/2022, responsável por limitar o ICMS e incluir combustíveis, comunicação, transporte público, gás natural e energia como bens indispensáveis para a população.
A votação teve um placar geral de 65 votos a 12, aprovando o texto principal. Agora, a tendência é de que o Projeto de Lei volte para a Câmara, que irá deliberar sobre as alterações destacadas no Senado. Com a aprovação da Câmara, restará apenas a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Com o Projeto de Lei Complementar 18/2022, estes bens passam a ser considerados pelo Governo como sendo de primeira necessidade, o que pode impactar diretamente o seu preço levando em consideração as consequências quanto ao ICMS destes produtos e serviços, que será limitado.
De qualquer maneira, o Senado também aprovou uma emenda responsável por determinar que a União compense os Estados a fim de evitar impactos negativos na economia dos diferentes distritos do país, evitando consequências negativas no que tange ao investimento em Saúde e Educação, por exemplo.
“É imprescindível que a União compense os demais níveis de governo para impedir que tal perda de recursos atinja as áreas da saúde e da educação, inclusive o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação”, destaca a emenda.
O Projeto foi apresentado no dia 11 de Março deste ano pelo Deputado Danilo Forte (PSDB/CE). Essa pode ser considerada mais uma maneira de controlar melhor as variações do ICMS cobrado em diferentes Estados do país, cenário que não agrada o Governo Federal. Além de visar o barateamento dos combustíveis e de outros bens importantes.
Vale destacar que o projeto é responsável por alterar “a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, e a Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996, para considerar bens e serviços essenciais os relativos aos combustíveis, à energia elétrica, às comunicações e ao transporte coletivo”.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas.
Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas.
Além disso, há um rigoroso controle de qualidade por ocasião da elaboração dos relatórios. Os procedimentos de campo são efetuados por experts. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.