Após a folia de carnaval, com o início do mês de março chega o momento de acertar as contas com o Leão (Receita Federal).
No dia 24 de fevereiro de 2022 foi feita a divulgação oficial do lançamento do programa de declaração do imposto sobre a renda da pessoa física.
A Receita abrirá o prazo para recebimento das declarações em 07 de março e encerrará em 29 de abril.
A despeito do programa de declaração de Imposto de Renda ser desenhado para ser de fácil acesso a todos, pois, trata-se de um serviço público, não é novidade que lidar com o Fisco nem sempre é fácil.
Erros podem desencadear penalidades para o contribuinte como também o pagamento indevido de tributo, a maior ou a menor.
Importante destacar que o Fisco deseja arrecadar o máximo que puder e não irá devolver de ofício qualquer valor recolhido indevidamente. Cabe ao contribuinte conhecer e declarar de forma que a Receita Federal compreenda o que realmente é tributável ou não.
Assim, contar com a expertise de profissionais experientes pode ser necessário a depender do caso específico do contribuinte.
Destacamos alguns casos que podem gerar confusão na hora de calcular e declarar o imposto de renda:
Além disso, variações patrimoniais, lucros e dividendos, investimentos, heranças são temas que nem sempre são de fácil compreensão e que, se não forem devidamente analisadas e corretamente declarados podem ensejar o pagamento a maior ou a menor do tributo, expondo o contribuinte a situações de fiscalização e autuação.
Para evitar esses e outros problemas é necessário:
Essas são apenas algumas dicas de como a declaração de imposto de renda pode ser feita corretamente.
A Oliveira e Carvalho é uma empresa especializada em assessoria tributária e está preparada para auxiliá-lo através de pareceres, orientações e também realizado a declaração.