Decisão judicial proferida pela 35ª Vara Federal de Pernambuco assegura o direito de recolhimento do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) com alíquota reduzida pela metade para um contribuinte. Esse é o primeiro precedente acerca do tema desde a virada do ano.
Tal tributo é exigido sobre o transporte marítimo internacional. Especialistas acreditam que a pauta seja bem semelhante à redução de alíquota do PIS e Cofins sobre as receias financeiras, que já noticiamos em nosso blog.
O debate a respeito da redução da alíquota começou após o então presidente em exercício, Hamilton Mourão, editar o Decreto nº 11.321/2022, responsável por reduzir a carga tributária em importações, concedendo uma redução de 50% no AFRMM a partir do primeiro dia de 2023.
No entanto, com a posse do novo governo, a medida foi revogada pelo Decreto nº 11.374/2023. Conforme noticia o Valor Econômico, o Ministro Fernando Haddad acredita que as reduções das alíquotas do AFMM e do PIS/Cofins sobre operações financeiras representam mais de R$ 10 bilhões em perdas de receita.
Por outro lado, tributaristas por todo o território nacional vêm preparando ações judiciais em favor do contribuinte, para garantir a redução da alíquota pela metade. Eles acreditam que o novo decreto implica em majoração de tributo, devendo respeitar a anterioridade anual, passando a valer somente um ano após a sua publicação, ou seja, 2024.
No caso do AFRMM, a alíquota exigida é de 8% para a importação, conforme a Lei nº 10.893/2004. Este valor pode chegar a 40% em navegação fluvial, quando há transporte de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste do país.
“O magistrado entendeu que ao AFRMM aplicam-se ambas as anterioridades: a anual e a nonagesimal. Por isso, diz na decisão, a revogação do Decreto nº 11.321/2022 – e o consequente restabelecimento das alíquotas originais – apenas poderia produzir efeitos a partir de janeiro de 2024. Cabe recurso (processo nº 0800042-27.2023.4.05.8312)”, explica o Valor Econômico.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.