1. Iníco
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Em decisão do STJ,...
19 de maio de 2022

Em decisão do STJ, contribuição previdenciária deixa de incidir sobre o salário-maternidade

Por unanimidade, ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram que a contribuição previdenciária deve deixar de incidir sobre o salário-maternidade pago pelo Município de Montanhas (RN) aos seus servidores enquadrados no Regime Geral de Previdência Social.

A decisão foi tomada em juízo de retratação após a ministra Assusete Magalhães solicitar revisão do processo AREsp 684226/RN diante do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ocasião, o processo em questão apontava 3 verbas que incidiam na contribuição previdenciária: 13° proporcional ao aviso prévio indenizado, férias e o próprio salário-maternidade.

Em decisão do STJ, contribuição previdenciária deixa de incidir sobre o salário-maternidade

O voto-vista apresentado pela ministra solicitando a revisão do processo foi apresentado no último dia 10 de Maio. Para ela, a decisão precisava ser revista de acordo com o entendimento do STF em seu Recurso Extraordinário (RE) 576967, no Tema 72.

Este RE teve como relator o ministro Roberto Barroso, com data de julgamento do mérito em Agosto de 2020. Nele, o STF decide que a incidência de contribuição previdenciária para cargo do empregador sobre o salário-maternidade é inconstitucional.

Entenda o novo caso do salário-maternidade

A partir da revisão de todo o processo, foi decidido pelo STJ que será mantida a contribuição previdenciária sobre o 13° proporcional ao aviso prévio indenizado e férias gozadas. No entanto, o salário-maternidade deixa de incidir na contribuição.

É importante sempre lembrar que esta foi uma decisão voltada para os servidores públicos do Município de Montanhas (RN) que são contratados a partir do Regime Geral de Previdência Social.

Com relação aos questionamentos sobre a incidência do 13° salário proporcional ao aviso prévio indenizado, a ementa do processo AREsp 684226/RN esclarece que prevalece o entendimento de que o mesmo integra o salário de contribuição para fins de incidência na contribuição previdenciária.

O relator do processo foi o ministro Humberto Martins. Toda a decisão pode ser vista em inteiro teor ou seu resumo no site oficial do Jusbrasil. Para ter acesso, basta clicar aqui.

Modulação do STF

Fique por dentro das notícias tributárias no nosso site

Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.

Buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.

marketing

Outras Notícias