Conforme entendimento fixado pelo juiz Claudio Campos da Silva, da 3ª Vara de Fazenda Pública de Campinas (SP), o cálculo de ISS com base em pauta fiscal somente pode ser aplicado se for comprovada má-fé ou omissão do contribuinte.
A base em pauta fiscal se refere quando o poder estabelece um valor mínimo para determinado serviço. Com a decisão, o juiz determinou a anulação da cobrança feita pela Prefeitura de São Paulo.
No caso concreto, como destaca o Conjur, a empresa fez uma reforma e pagou o ISS com base no valor de serviço estabelecido na nota fiscal. Porém, após vistoria do município, foi realizada uma nova cobrança com base no preço do metro quadrado tabelado por um decreto municipal.
Após receber a nova cobrança, a empresa ingressou com uma ação afirmando que o tributo deveria ser calculado sobre o preço praticado, e não com base no valor tabelado pelo município. Após analisar o caso, o magistrado acatou os argumentos do contribuinte, confirmando a ilegalidade da cobrança do ISS feita com base na pauta fiscal.
“A pauta fiscal somente poderia ser aplicada em caso de omissão ou de indícios de má-fé por parte do sujeito passivo ou de terceiros, a impossibilitar a aferição exata do valor ou do preço de bens, direitos, serviços ou atos jurídicos a serem considerados no cálculo do tributo, mediante procedimento administrativo, de modo a garantir o contraditório e ampla defesa, o que não ocorreu”, destacou o juiz.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.