A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei n° 2791/22, responsável por regulamentar a arbitragem em processos envolvendo questões tributárias e aduaneiras, visando prevenir e resolver os litígios.
A sentença proferida na arbitragem não fica sujeita a recurso ou homologação do Poder Judiciário.
É importante destacar que a arbitragem é uma modalidade extrajudicial de solução de conflitos. A decisão do árbitro tem a mesma força de sentença judicial.
A proposta em questão é dividida em 11 capítulos e 16 artigos, trazendo regras sobre hipóteses gerais e requerimento de arbitragem. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o texto ainda prevê temas como:
O autor da proposta é o ex-deputado, Alexis Fonteyne (SP), afirmou que este é um anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas criada pelo Senado e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“A arbitragem, sendo um método heterocompositivo de solução de conflitos já consolidado no País, é um instrumento de sucesso em outras áreas do direito”, afirmou o ex-deputado em aspas divulgadas pela Agência Câmara de Notícias.
No momento, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.