O Governo Federal, por meio do Serpro, anunciou para o segundo semestre de 2025 o lançamento do Portal da Reforma Tributária, plataforma digital que permitirá a empresas e pessoas físicas testarem, de forma simulada, os mecanismos do novo sistema antes de sua entrada em vigor, prevista para janeiro de 2026.
No discurso oficial, o portal promete uma “experiência unificada”, com acesso gratuito a funcionalidades como controle de conta corrente tributária, apuração de créditos, ressarcimentos automáticos e visualização de estimativas de cashback. Tudo ancorado em declarações fiscais e em dados de documentos eletrônicos.
A iniciativa exige atenção. Em um país com mais de 6 milhões de empresas, a criação de um ecossistema digital de apuração simultânea de IBS (estadual/municipal) e CBS (federal), com capacidade para processar até 150 bilhões de operações por ano, é uma promessa de alto impacto para a gestão fiscal empresarial.
Mais do que uma inovação digital, o portal será, na prática, o ambiente de controle e fiscalização central do novo modelo do IVA Dual brasileiro, que substituirá cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por dois: a CBS e o IBS.
A promessa de fim da cumulatividade e de simplificação do sistema só se cumprirá se essa nova infraestrutura for, de fato, confiável, interoperável e transparente.
Por outro lado, muito além do discurso, a tendência é de que o efeito seja contrário. A expectativa de especialistas é de que a carga tributária aumente e, por consequência, os produtos para o consumidor final também fiquem mais caros.
Ou seja, é preciso ter muito cuidado com relação a promessas, modernizações e cenários irreais. A construção do cenário atual vai na contramão do que é difundido pelo próprio governo.
É preciso compreender que o Portal da Reforma Tributária não será apenas um “acompanhador de tributos”. Ele será o coração operacional da nova lógica fiscal brasileira, e por isso mesmo, todas as empresas devem começar agora a se preparar para conviver com ele, o que será um grande dificultador para o empreendedor.
Estamos falando de um ambiente em que:
Do ponto de vista da gestão tributária empresarial, isso traz ao mesmo tempo riscos e poucas oportunidades:
O que está sendo desenhado é uma espécie de “PIX dos tributos sobre consumo”: rastreável, automatizado e em tempo real. E como toda revolução digital, não haverá espaço para improviso de última hora.
Na Oliveira & Carvalho, acreditamos que o lançamento do portal-piloto é o momento ideal para que empresas com visão estratégica se antecipem, ajustem seus fluxos internos, revisem seus sistemas de emissão e recebimento de documentos fiscais e avaliem com cuidado os reflexos da reforma sobre seus setores e operações.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.