O Projeto de Lei (PL) 699/21, proposto pelo Deputado Federal Carlos Bezerra (MDB-MT), foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A proposta visa a exigência de um selo de controle para auxiliar na fiscalização do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bebidas alcoólicas.
Algo parecido já existe para produtos como o cigarro, por exemplo. No entanto, para destilados ainda é algo dispensado pela Receita Federal. A informação foi divulgada pela Agência Câmara de Notícias.
Com a possível aplicação do projeto apresentado, ainda não colocado em prática, esta nova obrigatoriedade passa a ser inserida na Lei n° 4.502/1964, também conhecida como Lei do Imposto de Consumo.
Ao contrário dos cigarros, que já contam com o selo de IPI, a situação atual envolvendo uma série de bebidas conta com a exigência de um relatório eletrônico, previsto na Instrução Normativa 1432/13 da Receita Federal do Brasil.
“A arrecadação do IPI relativa a cigarros e bebidas alcoólicas representa percentual expressivo daquele tributo, posto que esses produtos são sujeitos a elevadas alíquotas”, afirmou o Deputado autor do PL em divulgação da Agência Câmara de Notícias.
No momento, o PL está tramitando em caráter conclusivo e, em breve, deverá ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além das comissões de Finanças e Tributação.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.