fbpx
25 de outubro de 2021

GOVERNO VETA PROJETO DE LEI SOBRE IPI POR SE OPOR A JURISPRUDÊNCIA DO CARF

Por contrariedade ao interesse público e afronta a jurisprudência consolidada do Carf, o presidente Jair Bolsonaro vetou, integralmente, o Projeto de Lei 2.110/2019 que altera a Lei 4.502/64, para conceituar o termo “praça” utilizado na definição da base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Segundo o texto aprovado no Senado, ficaria designado como “praça” o município onde está situado o estabelecimento remetente, em caso de remessas de mercadorias para outro estabelecimento da mesma empresa ou de terceiros, ou ainda estabelecimento que opere exclusivamente em venda a varejo.

Segundo o presidente, a proposição legislativa gera insegurança jurídica, uma vez que a definição do termo “praça” instituída pelo PL estaria em descompasso com o entendimento aplicado pela 3ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) na análise de recursos administrativos.

O Carf definiu, em decisão proferida no ano de 2019, que o conceito de “praça” não se limita, necessariamente, ao de um Município, com a possibilidade de abranger também regiões metropolitanas.


Saiba mais: https://www.conjur.com.br/2021-out-07/governo-veta-pl-ipi-opor-jurisprudencia-carf

marketing

Outras Notícias