No último dia 31 de maio, chegou ao fim o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024. Na mesma data, a Receita Federal iniciou o pagamento do primeiro lote das restituições e, quanto antes for entregue, maior é a chance de o seu pagamento ocorrer nos primeiros lotes.
No entanto, vale ressaltar que o órgão anunciou a prorrogação do prazo de entrega da declaração para contribuintes domiciliados nos 336 municípios gaúchos afetados pelas chuvas. Dessa forma, devido às chuvas no Rio Grande do Sul, a Receita prorrogou o prazo de entrega da declaração do imposto renda até 31 de agosto.
De acordo com o Fisco, as pessoas que não entregaram o documento dentro do prazo poderão receber uma multa de 1% ao mês do imposto devido, com valor mínimo de R$165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Para este ano, o Governo Federal também definiu uma nova faixa de isenção para até R$ 2.824 ao mês, valor correspondente a dois salários mínimos, como destaca o Jota.
De acordo com a programação divulgada pela Receita Federal, este é o calendário de restituição:
A prioridade nos primeiros lotes é direcionada a idosos, pessoas com deficiência, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição do imposto de renda por meio de PIX.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.