A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei 2068/24, responsável por tornar isento do Imposto de Importação (II) produtos e acessórios utilizados para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência. Próteses também estão inclusas no projeto.
O texto condiciona a isenção à prescrição médica. A autora da proposta afirma que o acesso a próteses articuladas para pessoas com deficiência no Brasil está previsto em lei. No entanto, há uma série de desafios que impedem o acesso pleno a esse direito.
O relator do caso concordou com a isenção, lembrando que o custo médio de próteses de alta qualidade pode variar entre R$5 mil e R$50 mil. Dessa forma, ele afirma que, no caso de pessoas de baixa renda que dependem do fornecimento de próteses pelo SUS, o processo pode levar meses ou anos, comprometendo a mobilidade e a inclusão social do indivíduo.
“A obtenção de próteses pelo SUS geralmente envolve longas filas de espera e trâmites burocráticos complexos, desgastando o paciente e atrasando o início do tratamento”, explicou a autora do projeto.
Agora, a proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.