No último dia 21 de agosto, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 213/21, responsável por isentar de ISS as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação feitas por instituições em convênio com empresas.
O texto abrange os convênios realizados com base na Lei de Informática e na Lei 8.387/91, normas criadas com o objetivo de incentivar o crescimento do setor tecnológico no país.
Segundo a Agência Câmara de Notícias, o relator, deputado Lucas Ramos (PSB-PE), apresentou emenda para realizar ajustes texto que altera a regulamentação do ISS, imposto de competência municipal.
“As mudanças afastarão o risco de interpretações equivocadas, evitando a oneração indevida dessas atividades”, afirmou o relator.
De acordo com o autor da proposta, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), a regra atual não passa de um grande equívoco e prejudica as atividades do setor no país.
“A cobrança desse tributo tem causado enormes impactos para os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e para o desenvolvimento nacional”, afirmou.
O proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.